Bem-vindo ao Pesca Low Cost

Este é um website e também loja, com dicas, informação, sobre produtos e acessórios essenciais à prática da modalidade seja em vertente recreativa ou profissional.

A pesca é conhecida, reconhecida e praticada por todo o mundo, mundo em que se criam amizades e laços de companheirismo está obrigatoriamente dividida em duas classes, a classe recreativa e a classe desportiva.

Existem por todo o mundo pescadores e locais para pescar, locais para pesca recreativa e locais para a prática na vertente desportiva, alguns públicos outros privados. Em uma sociedade globalizada, no mundo da pesca hoje trocam-se conhecimentos diários sobre locais, estilos, tipos de peixe, entre outros que como em tudo aquilo que nos rodeia tem vindo a evoluir trazendo consigo produtos e tecnologias que maximizam a prática e aprimoram a técnica.

A pesca com cana é um dos métodos mais conhecidos e mais simples. Um estilo que atrai milhões de fanáticos por todo o mundo, são por norma pescadores que buscam pescar um bom peixe para o jantar ou uma captura de outro mundo para bater um record pessoal ou desportivo. O carp fishing é um dos estilos que mais permite a pesca de peixes de grande porte, mas falaremos sobre esse assunto em um outro artigo.

Pesca Low Cost

Dentro de um meio onde é comum criarem-se laços de amizade e companheirismo, os pescadores na atualidade estão mais preparados para conseguir pescar o peixe, com melhores ferramentas e acessórios mais evoluídos colocam em prática técnicas e saberes e fazem desta modalidade mais que um passatempo, um estilo de vida.

Existe muitos equipamentos para todos os tipos de pescadores, e todos os estilos de pesca, desde o pescador mais exigente ao pescador mais “low cost” acessórios, acessórios esses concebidos para o gosto de cada um que complementam qualquer equipamento simples de pesca, vamos entender por simples a cana de pesca e o carreto.

No mundo da pesca embora tenham sido realizadas pouca pesquisa sobre a atividade considera-se que é uma atividade de enorme potencial devido à grande diversidade de peixes e à extensa área disponível para pescar. São muitos também os clubes e associações dedicados a este prazer que é o prazer de pescar.

Quando ir pescar, não é a pergunta certa para um pescador, um pescador pesca em qualquer época do ano, seja verão ou inverno, desde que seja permitido por lei pescar, onde quer que exista chance para tal, com certeza lá existirá um pescador.

A pesca durante o período de verão têm uma maioria maior de adeptos, pelo bom tempo e o prazerismo de passar um dia junto à água usufruindo de um clima de sol e calor talvez seja a receita certa mas também no inverno e em dias de chuva esta prática é comum.

Pescar no inverno para alguns pescadores é uma prática indispensável, durante chuvadas ou tempestades sobretudo na pesca em água salgada é comum conseguir-se grandes pescarias, e por isso, um dia de chuva não é sinónimo de um dia mau para a pesca.

A pesca recreativa

Pescar de forma recreativa ou o pescador comum é um tipo de pescador que gosta de pesca e de colocar em prática a atividade sem entrar em competições. O pescador recreativo é comum encontrar-se em locais mais tranquilos e serenos, é um estilo de pescador que encontra o seu pesqueiro e o alimenta, de forma a ter ali um espaço de pesca onde pode praticar a sua pesca.

“Nós por cá” gostamos da pesca recreativa e esse é o motivo da criação do site pesca low cost e é possível que a grande maioria dos artigos aqui disponibilizados sejam direcionados nesse sentido.

A pesca desportiva

O mais alto nível e indispensável núcleo do mundo da pesca encontra-se na pesca desportiva. É comum existirem provas e campeonatos nacionais e internacionais de pesca desportiva, onde é possível encontrar todas as novidades deste mundo em termos de ferramentas e acessórios. Os profissionais não pescam em qualquer lugar e preferem espaços amplos onde possam usufruir e tirar partido das suas amplas capacidades, materiais e acessórios topo de gama dentro desta modalidade.

Quem gosta de pesca, mesmo um pescador recreativo sugiro que visite uma prova ou campeonato de pesca, lá com certeza que se irá deslumbrar com todos os materiais e acessórios que cada um destes profissionais tem à sua disposição.

A prática recreativa assim como a desportiva são obviamente regulamentadas de acordo com o tipo e método permitido, são muitas vezes também de acordo com os números e espécies capturadas.

Uma atividade que era considerada pouco diversificada tem vindo a evoluir graças a estas duas classes de pescadores que utilizam como ferramenta principal a cana, carreto, linha, anzol e indispensávelmente o isco. Existem também outros estilos como é o caso da pesca submarina, mais uma modalidade em que existe a vertente recreativa e desportiva.

Na prática da pesca atual é cada vez mais comum a utilização de kayaks, fabricados especialmente para este fim. Os kayaks permitem o acesso a lugares que de outra forma estão inacessíveis.

Mas nada mais importante que o isco para conseguir pescar peixe, este é o maior senão o grande desafio para qualquer pescador. Existem centenas de iscos e engodos, assunto que mais tarde pretendemos continuar a abordar de forma mais clara e concreta e de máxima absorção para quem lê os conteúdos.

Se chegou até este artigo porque teve o conhecimento recentemente deste mundo, desacredite-se se achas que vai ter de gastar muito dinheiro para experimentar ou praticar a pesca recreativa. Já no caso da vertente desportiva o caso muda um pouco de figura.

Quer começar a pescar e não sabe como, bem tudo aquilo que você precisa é de escolher uma cana e um carreto, um fio (linha) chumbadas, boia, anzol, isco e encontrar um dos vários locais que existem por aí espalhados.

Licença

Claro, muito importante para não ter nenhum dissabor é tirar a licença de pesca, a licença é essencial para puder pescar sem ter nenhum problema com as autoridades se pesque em um lugar público aberto ao público. A licença tem um preço de 20,50€ anual, se procura mais informações sobre o preço das licenças pode visitar o site do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *