Ter mais sucesso na pesca ao Achigã é entender e saber mais sobre ele, sobre as suas presas e sobre o seu comportamento sazonal. Este grupo de ideias lhe darão um conhecimento mais profundo deste peixe musculoso e predador. Quanto mais você conhece sobre as suas presas, maior é a probabilidade de você ganhar o prémio grande, então aqui estão algumas dicas úteis para os pescadores que estão interessados na pesca ao Achigã.

Os grandes Achigãs vivem numa combinação de cobertura e estrutura. A cobertura refere-se a objetivos dentro de água como docas, árvores vaídas, pedras grandes ou pedregulhos, ou outro género de objetos que fornecem aos peixes segurança dos predadores assim como a possibilidade de os manter escondidos das suas presas. Uma das chaves é procurar uma árvore ou tronco que pareça um pouco diferente, especialmente na cobertura pesada, ai provavelmente estarão alguns peixes.
A estrutura podemos considerar que é a composição do leito do lago e inclui características como os cumes e as bordas. Para perturbar o menor número de peixes possivel e aumentar as suas probabilidades de apanhar mais, comece sempre a pescar das bordas em direção ao centro.
Os achigãs comem quase tudo o que aparece ou o que se cruza no seu caminho subaquático; eles são caçadores gananciosos. Eles comem peixes menores e anfíbios como salamandras ou rãns. Para serem predadores bem-sucedidos os achigãs espeitam, esperam, e atacam em profundidade suficiente para conseguir manobrar a presa.

Use os iscos e iscas certas
Para ter sucesso na pesca ao Achigã, combine o seu isco com o habitat que o rodeia. Uma realidade é que você não precisa comprar todos os iscos da loja de pesca o achigã como predadores vorazes, pegam em quase tudo o que você coloque na água, se estiverem de bom humor. Porém flexibilidade é vital na hora de pescar achigã grande. Pode também optar por trabalhar com um isco mais lentamente com movimentos como virar, arremessar ou drop-shot, para afinar o peixe.
Peixes no seu habitat favorito
O Achigã prefere águas frias e claras para caçar, e desse modo eles precisam de lugares onde se esconder, alguns escolherão a parte mais funda do lago. Ainda assim utilizar iscos que se vejam mesmo em águas mais turvas pode ser uma vantagem. Cores como a laranja o verde, podem ser uma boa opção.
Se pesca em algum lugar onde não existe sombra para o Achigã se esconder, então os iscos de superficie talvez sejam a opção certa.
Verifique a temperatura de água
Durante a temporada de pesca muitos pescadores acreditam que a águas tem que ter uma temperatura específica para que os peixes se tornem ativos. Se o extremo sul do lago aquece mais rapidamente do que o extremo norte, terás com certeza mais ação no extremo sul.
Existem ainda pescadores que evitam a água mais frígida ao pescar Achigã, pois acham que o peixe pode não ser tão ativo nas temperaturas mais frias, mas isso pode não ser assim tão linear. Porquê, existem lugares que sofrem maior oscilação de temperatura que outros, mas o Achigã que vivem em água mais fria estará por norma acostumado a isso.
Acompanhe a fase da lua
Mais que a temperatura da água, a duração do dia e a fase lunar são cruciais para o sucesso da pesca ao Achigã. Existem alguma afirmação que durante a lua nova e lua cheia são as melhores alturas para pescar Achigã.
Para atingir o espoente máximo da pesca ao Achigã observe a temperatura da água e a fase da lua.
Conclusão
A pesca a predadores (casting) é uma aprendizagem constante. Cada caso é um caso, cada lago, cada barragem, são lugares distintos e diferentes, estudar e aprender o máximo que puder sobre os hábitos da presa, os seus habitats favoritos e comportamentos sazonais fará de si um pescador com maior sucesso.