Encontrar locais para pescar ou seja encontrar um pesqueiro nem sempre é uma tarefa fácil pelo menos quando somos exigentes para querer um lugar tranquilo onde possamos aproveitar um dia de pesca juntamente com a natureza. Mas você pode optar por criar um pesqueiro!
Nós somos privilegiados por termos locais magníficos onde podemos colocar em prática este passatempo que é a pesca seja em água salgada como água doce. Seja no Norte, Centro ou Sul do país existem locais fantásticos para a pesca, locais que devem ser estimados e conservados pelo próprio pescador.
Na costa Portuguesa a fim de algumas exceções é permita a pesca em quase todos os lugares, assim como em rios e ribeiras, açudes ou barragens. Porém ter um lugar de excelência para conservar o peixe e criar um pesqueiro à nossa medida nem sempre é fácil isto exige algum esforço e dedicação, inclusive alguns quilómetros se for o caso.
Há quem possa pensar que para ter um pesqueiro é necessário ter uma propriedade onde possa construir a tal estrutura dedicada exclusivamente à pesca. Porém essa não é uma realidade e é possível criar o nosso próprio pesqueiro mesmo que para isso seja necessário por mãos à obra.
Em especial em água doce criar um pesqueiro é algo que já é colocado em prática para a prática de algumas modalidades engodando o peixe durante meses para que na época de pesca este mantenha o interesse e “gulosice” no isco.
Quando você pretender encontrar um lugar onde possa estar à pesca de forma não ocasional já sabe que isso envolve algum esforço, dedicação e empenho e é isso que quero transmitir quando existem imagens que valem mais que mil palavras.

Embora uma imagem valha mais nem sempre é fácil encontrar o lugar certo para colocar mãos à obra e criar um espaço onde possamos estar à vontade.
Como podem ver na imagem este é um lugar de águas calmas, situado num conhecido rio Português. Para conseguir este espaço houve a necessidade de trabalhar o suficiente para que o mesmo se encontre no estado em que está, e fiem-se, nem tudo são rosas, é preciso andar a pé para lá conseguir chegar.
Não têm corrente porque fica perto de uma represa que para a água e oferece a tranquilidade suficiente para colocar em prática quase todos os estilos de pesca, embora não seja de grande profundidade.
Agora vocês devem estar a perguntar-se mas então o nome do artigo é “locais para pescar” e com toda a razão, mas torna-se impossivel em um artigo colocar todos os lugares para pescar que existem e por isso resolvi criar este artigo elucidativo e motivador.
Locais Pesca Água Salgada
Como já referi em Portugal temos toda a costa Portuguesa são mais de 832 km de costa ideal para quem gosta de pesca em água salgada. Não existe alternativa a este espaço pelo menos em território Português, mas dentro do espaço que existe o desafio é encontrar o pesqueiro ideal que mais lhe agrade e vá de encontro ao estilo de pesca que quer praticar.
Á excepção das áreas classificadas pelo plano de ordenamento e regulamentação aplicável em áreas protegidas, como é exemplo Reserva Natural das Berlengas, o Parque Marinho Luís Saldanha, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e o Parque do Litoral Norte onde não é possivel deve também estar atento à interdição na Ilha do Pessegueiro, Cabo Sardão, Arrifana e Ilhotes do Martinhal.
Por uma questão de proteção marinha só é possivel pescar de 100 metros em torno de cada um dos seguintes ilhéus, Pedra da Agulha, Pedra da Galé, Pedra das Gaivotas, Pedra do Gigante.
Em todos os outros lugares da nossa costa é permitido pescar, preservar e conservar.
Locais de Pesca Água Doce
Além da costa portuguesa temos 5 (cinco) principais rios de água doce, são os rios de maior caudal que nascem na nascente. São rios que estão situados também eles no Norte, Centro e Sul, estes que permitem encontrar lugares diversificados que nos possam complementar a nós a ao nosso estilo de pesca.
Os locais de pesca com água doce também tem algumas restrições sendo que existem espaços privados em que não é permitada a pesca. Porém somos banhados por 5 grandes rios que atravessam o nosso país que são excelentes locais de pesca.
Locais Pesca Zona Norte
- Rio Douro
- Rio Mondego
Locais de Pesca Zona Centro
- Rio Tejo
Locais de Pesca Zona Sul
- Rio Sado
- Rio Guadiana
Estes são alguns exemplos de lugares onde se pode pescar, mas “tire o cavalinho da chuva” se pensa que vai encontrar um bom lugar para si sem perder algum tempo a investigar e procurar locais de pesca mais convidativos, os melhores são por norma dificeis de encontrar e nem esses são perfeitos.
Pingback: Isco Natural - Minhocas - Pescalowcost.pt