Não importa onde ou como vai pescar, você precisa de linha de pesca.
Esteja procurando pescar um atum em alto mar ou uma carpa no seu pesqueiro local é a linha que une toda a sua configuração – literalmente! Mais importante ainda, você precisa do tipo certo de linha. Com isso em mente estamos aqui para detalhar os diferentes tipos de linha de pesca existentes.
Pode até não ter pensado ainda muito na grande variedade de linhas de pesca que existem no mercado e palavras como “fluorocarbono” e “monofilamento” certamente podem até suar como coisas novas para si, mas é tudo a mesma coisa, certo? Errado. Cada tipo de linha (fio de pesca) tem seus prós e contras e usos principais. Escolher o perfeito é tão importante quanto selecionar um isco ou montar o tipo certo de anzol.

Características da linha de pesca
Antes de entrarmos nos diferentes produtos, existem alguns termos básicos que precisamos abordar. Eles descrevem as principais qualidades de cada tipo de linha e ajudam a entender por que ela pode ser melhor ou pior em determinadas situações.
- Memória: Quando você puxa a linha do carreto, ele fica reto ou enrolado? Isso é memória. Linhas de pesca com muita memória tendem a torcer ou emaranhar à medida que você avança. Isso também atrapalha sua apresentação e torna mais difícil lançar longe.
- Esticar: A linha elástica mantém a tensão melhor enquanto você luta com um peixe. Também tira um pouco do soco de grandes sacudidas de cabeça. No entanto, o alongamento oferece menos precisão e feedback e torna o ajuste do gancho mais difícil.
- Força de choque: Outra vantagem de ter algum alongamento é que sua linha tem menos probabilidade de quebrar sob pressão repentina. Esta é a força de choque ou impacto, e impede que peixes contundentes o quebrem a si.
- Resistência à abrasão: Já foi cortado por rochas enquanto pescava? Você precisa de equipamentos com maior resistência à abrasão. Toda linha moderna é bastante resistente à abrasão, mas materiais mais sofisticados tendem a lidar melhor com arranhões.
- Flutuabilidade: Algumas linhas de pesca flutuam na água, outras afundam. Ambos são úteis em diferentes situações. A linha flutuante ou flutuante é ótima para a pesca em águas superficiais. A linha de afundamento permanece esticada na água, proporcionando mais precisão em profundidade.
- Visibilidade : Se um peixe vir sua linha, ele pode ficar assustado e adiar a mordida. Para evitar isso, as pessoas costumam usar linha de baixa visibilidade em águas claras. Você também pode usar uma linha colorida para combinar com a profundidade e a sombra da água que está pescando.

Monofilamento
“Monofilamento” é uma maneira elegante de dizer “fio único”. É exatamente isso, um único pedaço de plástico, geralmente nylon, que é esticado e colocado em um tubo fino. Mono existe desde os anos 30. Pode não ser de alta tecnologia, mas é um “pau para toda obra” confiável e ainda é a linha mais popular por aí.
Prós e contras da linha de pesca de monofilamento
Os principais pontos de venda do monofilamento são que é barato e fácil de usar. Ele lança suavemente e segura os nós melhor do que a maioria das linhas de pesca. O Monofilamento também tem memória relativamente baixa e é fácil de identificar se houver retrocessos ou “ninhos de pássaros”. Se você tiver que cortá-lo, é reciclável, o que é sempre um bônus.
Monofilamento tem muito alongamento, o que significa alta resistência ao choque, mas muito menos precisão do que seus rivais. É muito flutuante, o que é ótimo para iscos de superfície, mas terrível para iscos de fundo. Ele vem em uma variedade de cores para ajudar na visibilidade. As principais desvantagens do mono são que ele não dura muito e é muito mais fraco do que outras linhas de pesca de diâmetro semelhante.
Quando usar Mono
Monofilamento é perfeito para iniciantes. Se você está começando a pescar, comece com mono. É barato, simples e funciona razoavelmente bem em todas as bobinas. Também torna o combate aos peixes menos punitivo, mantendo a tensão na linha e suavizando as fortes sacudidas de cabeça. Mude para outra coisa ao pescar em profundidade ou mirar em espécies de boca dura.
Copolímero
A linha de pesca de copolímero é essencialmente uma versão melhorada do monofilamento. É feito da mesma maneira, mas com dois ou mais materiais em vez de um (geralmente diferentes formas de nylon). Isso permite que os fabricantes refinem sua receita e adaptem as características da linha a determinados usos.
Prós e contras da linha de pesca de copolímero
Lembra da música “Qualquer coisa que você possa fazer, eu posso fazer melhor”? Isso é canto de copolímero. Tem menor estiramento do que mono, mantendo a força de choque. Amarrar nós e lançar ainda é uma brisa, e tem memória ainda menor. Também é mais forte que o mono por seu tamanho e é mais resistente à abrasão.
Uma diferença notável com a nova receita é que o copoly normalmente não flutua. Isso não é necessariamente bom ou ruim – apenas diferente. A única desvantagem real com o copolímero é que é mais caro. E porque ainda é à base de nylon, pode ser danificado pelo sol e pelo calor com a mesma rapidez.
Quando usar o Copoly
A resposta curta é: “Quando você quiser”. É ótimo em todos os tipos de carreto e perfeito para táticas de águas profundas, como jigging e plataformas de suspensão. Existem também algumas receitas que são adequadas para a pesca de superfície. Contanto que você não se importe em pagar um pouco mais, não há razão para não atualizar para o copolímero.
Fluorocarbono
A linha de fluorocarbono é feita da mesma forma que a mono, mas com um material muito mais denso. Curiosidade: é da mesma família que o material que impede que sua panela grude (teflon) e mantém seu freezer frio (freon). Fluoro apareceu pela primeira vez em cena nos anos 70. Naquela época, era tão rígido e difícil de gerenciar que só era utilizável como líder. As coisas evoluíram muito desde então.
Prós e contras da linha de pesca de fluorocarbono
A principal vantagem do fluorocarbono é que ele é praticamente invisível debaixo d’água. Não é muito mais forte que mono ou copoly, mas é super resistente à abrasão e dura muito mais que outras linhas de pesca. Pode esticar, mas apenas sob muita pressão. Isso significa alta resistência ao choque sem perda de precisão. Na verdade, o flúor é extremamente sensível e dá feedback mesmo quando está folgado.
No entanto, nem tudo é fácil com fluorocarbono. Os nós tendem a falhar se não estiverem bem amarrados e a alta memória da linha pode emaranhar e torcer com a queda de um verme. Ainda por cima é caro. Pense nele como o carro de corrida da linha de pesca – de ponta, alto desempenho, mas você precisa saber o que está fazendo com ele.
Quando usar Fluoro
Fluorocarbono é uma linha de afundamento rápido, então você a usará principalmente com gabaritos, dropshots e outras táticas de fundo precisas. Você pode usar uma linha muito leve em um carreto giratório, mas é mais adequado para arremessadores. Como você deve ter adivinhado, seu principal uso é para pescar em águas muito claras.
Trança
Todos os tipos de linha de pesca que cobrimos até agora foram bastante semelhantes. O material pode mudar, mas o processo de produção é mais ou menos o mesmo. Trança é completamente diferente. É feito tecendo vários fios de polietilenos como Dacron, Spectra e Dyneema.
Prós e contras da linha de pesca trançada
A linha trançada é feita com de quatro a 16 fios. Menos fios significam mais resistência à abrasão, enquanto a trança de fios mais altos é mais fina. De qualquer forma, ele é construído para durar e é a linha mais forte libra por libra por milhas. A trança não tem memória, deixando-a fluir livremente sem torcer. Também não tem estiramento. Isso lhe dá precisão completa com a compensação de menor resistência ao choque.
As desvantagens? A trança se destaca como um polegar dolorido debaixo d’água, é difícil de dar nós e pode ser cortada por peixes dentuços. É tão resistente e fino que pode se enterrar no carreto e danificar equipamentos mais baratos. Quando ele se retrai, cria uma bagunça tão grande que muitas vezes você precisa cortá-lo (e não pode reciclá-lo). Ah, e é a linha mais cara do grupo.
Quando usar trança
A trança é perfeita se você estiver pescando em águas de baixa visibilidade ou precisar de muita linha no carreto. A queda profunda e o jigging de precisão são usos comuns. Também é ótimo para trabalhar ervas daninhas e vegetação pesada, pois cortará diretamente em vez de ser pego. Você normalmente encontrará tranças em carretéis, mas pode usá-lo em qualquer tipo de carreto, desde que seja de qualidade decente.
Tipos de linha de pesca: um para cada ocasião
Não existe uma “melhor linha de pesca” definitiva. Cada estilo tem suas vantagens, desvantagens e cenários ideais. Estourando em água limpa? Fique com o mono. Lutando contra espécies de caça grossa? Reforce com fluorocarbono ou mantenha as coisas leves com trança.
Mais do que tudo, escolher a linha certa é uma questão de preferência pessoal. Todo mundo pesca de forma diferente, e metade de nós ainda usa o que aprendeu. Experimente alguns e veja o que você mais gosta. Esse é o verdadeiro e ponto decisivo.