As minhocas são o isco natural mais populares de sempre. E é uma realidade que pelo menos em água doce é um dos iscos de pesca mais utilizado.
As minhocas são um excelente isco para pescar quase todo o tipo de peixe, elas fazem movimentos erráticos, e emitem odor, atraindo os peixes. Além de visualmente apetitosas e atraentes para peixes.
Hoje vamos aprofundar um pouco mais sobre iscos naturais mais propriamente a minhoca. Como já referido minhocas são um dos melhores iscos de pesca que funcionam a nível universal com a grande maioria dos tipos de peixe, de pequeno e médio porte. Pode não ser o melhor isco de pesca, mas para um isco humilde que sugere a captura de dezenas de espécies de peixe com relativa facilidade, e dentro da maioria das estações climáticas é sim, um excelente isco de pesca.

Porque as minhocas apanham peixe?
As minhocas apanham peixe pela seguinte razão: Elas despertam uma resposta instintiva de alimentação no peixe, desencadeando-os com o seu odor natural, movimento errático e carne vermelha. Os peixes são predadores, esses não pescam, eles caçam as presas atraídos pelos mais diversos fatores inclusive o odor. Odor esse que quando é combinado com um pouco de movimento se torna irresistível.
Como utilizar
As minhocas podem ser utilizadas de diferentes maneiras na pesca com cana de pesca. Elas podem ser cortadas em pedaços ou trabalhadas por inteiro, da forma que for mais conveniente para o pescador.
Quando cortadas em pedaços as minhocas servem como engodo para engodar o pesqueiro, já inteiras também podem servir de engodo mas é mais comum encontra-las inteiras no anzol.
Para iscar com minhocas isca-se com uma minhoca inteira, por norma, salvo exceções, coloca-se apenas metade da minhoca. Porém a minha sugestão é a de colocar sempre uma minhoca inteira.
É importante ter em atenção da forma como se coloca a minhoca no anzol, para que esta se mantenha viva e em movimento o mais tempo possivel. Esse é um dos grandes truques de pescar com este isco natural.